CISBRA ORGANIZA VISITA TÉCNICA AO ATERRO SANITÁRIO EM PAULÍNIA.

Meio Ambiente e Agricultura - Sexta-feira, 03 de Setembro de 2021


CISBRA ORGANIZA VISITA TÉCNICA AO ATERRO SANITÁRIO EM PAULÍNIA.

Na última quinta-feira (02/09), a equipe do CISBRA, funcionários da área e técnicos ambientais, das cidades de Lindoia, Água de Lindoia, Amparo, Monte Alegre do Sul e Serra Negra estiveram em visita ao Aterro Sanitário/Centro de Gerenciamento de Resíduos da ESTRE AMBIENTAL, localizado na cidade de Paulínia. 

O Aterro da ESTRE AMBIENTAL recebe, mensalmente, cerca de 2,3 milhões de quilos de lixo comum que são enviados por nove municípios que integram o CISBRA, quantidade que representa 54% do total produzido na região abrangida pelo consórcio. 

O Centro de Gerenciamento de Resíduos da ESTRE AMBIENTAL conta também com uma Unidade de Valorização de Resíduos (D-MRF), com capacidade para processar 187 milhões de quilos de resíduos, separando material reciclado do lixo orgânico. 

No Instituto ESTRE, a comitiva recebeu instruções, capacitação, apresentações de dados sobre a geração de resíduos, formas de manejo, operação e pôde trocar experiências com funcionários de diversas áreas da empresa. Segundo a analista ambiental do CISBRA, o objetivo da visita foi conhecer e fiscalizar o destino ambientalmente correto dos resíduos sólidos urbanos (lixo comum) coletados nas cidades do consórcio. Ela destaca ainda que o aterro possui todas as licenças junto a CETESB e também certificações ISO: 14001 (meio ambiente) e 37001 (anti-suborno). 

O Diretor de Meio Ambiente de Lindoia destaca o valor das visitas aos locais de destinação final dos resíduos: “É importante que transmitamos aos munícipes que o lixo que é enviado ao aterro está sendo tratado conforme exigem as normas ambientais”.

A visita ao aterro contribui também para que os municípios busquem pontos no Município Verde Azul – Programa do Governo do Estado que avalia a qualidade da gestão ambiental das cidades. Além do Diretor de Meio Ambiente, estiveram na visita o Diretor de Obras de Lindoia e o Chefe da Divisão. 

Prefeitura Municipal


Lindoia