Lindoia, quarta-feira, 07 de dezembro de 2022 Telefone (19) 3898-9900

Saúde - Terça-feira, 19 de Abril de 2022

REUNIÃO PARA CRIAÇÃO DE BASE REGIONAL DO SAMU.

Sistema agregaria atendimento regional para melhorar atendimento da saúde em urgências e emergências.

REUNIÃO PARA CRIAÇÃO DE BASE REGIONAL DO SAMU.

Os prefeitos do Circuito das Águas estiveram reunidos na sede da DRS7, para tratar da criação de uma base regional do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) que irá beneficiar a população de toda nossa região. A reunião foi conduzida pela Dra. Fernanda Penatti, Diretora Técnica. Os Prefeitos de Lindoia, Águas de Lindoia, Serra Negra e Monte Alegre do Sul, deram andamento a proposta e definir uma base para atender nessas cidades. Os quatro municípios confirmaram hoje o interessem em firmar o pacto de criação da base, enquanto o Prefeito de Amparo avalia a entrada no consórcio e deve se manifestar nos próximos dias.

Os detalhes técnicos, inclusive a viabilidade e a abrangência de toda demanda da região foi feita pelo Israel da Silva, coordenador geral do SAMU região de Bragança, onde estará inserida nossa região, o serviço padronizado do 192 que já atende as cidades de Socorro, Pinhalzinho, Tuiuti, Bragança Paulista, Pedra Bela, Vargem, Atibaia, Bom Jesus dos Perdões, Nazaré Paulista, Piracaia e Joanópolis, e agora contemplará Lindoia, Águas de Lindoia, Serra Negra e Monte Alegre do Sul.

A base regional do SAMU complementaria o serviço de atendimento de casos considerados gravíssimos e que necessitem de remoção direta para um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) – como vítimas de acidentes de trânsito com quadros neurológicos graves, pacientes vítimas de AVC´s ou de problemas cardíacos, por exemplo.

Com a instauração da Base do SAMU, ambulâncias equipadas com UTI ficarão de prontidão para atender em até 25 minutos qualquer ocorrência. Uma central de regulação ficaria a cargo de definir o direcionamento do atendimento, bem como fazer o contato com os hospitais da região responsáveis por acolher os pacientes e realizar o tratamento adequado para cada caso.

“Sem dúvida um grande avanço no atendimento na saúde de nossa região, um salto de qualidade, pois o SAMU já é reconhecido em todo território nacional pela sua eficiência”, falou o Prefeito de Lindoia.

Portal atualizado em: 07/12/2022 18:10:20