Papa Pilhas arrecada mais de 8KG em outubro

Programa visa o descarte correto de pilhas e baterias usadas

Por Ronan Bubola

10/11/2017 10h15
Vice-Prefeito, Pedrinho Tortelli falando na abertura do evento. Foto: Ronan Bubola
Foto: Ronan Bubola

A Ação de Educação Ambiental lançada com o titulo “PAPA PILHAS”, visa o descarte correto de pilhas e baterias usadas, pois muitas delas são feitas de metais pesados como mercúrio, cádmio, níquel e substâncias que contém estes metais. Estas substâncias são muito tóxicas e prejudicam o organismo. Tem efeito cumulativo. Dependendo da concentração, podem causar doenças no sistema nervoso, nos rins, nos ossos, etc. Pode causar inclusive câncer. O perigo deste material é a forma com que é descartado. Muitas vezes de forma inadequada. Geralmente vão parar nos lixões comuns. Com o passar do tempo, as pilhas e as baterias descartadas deixam vazar líquidos que contaminam o solo, os lençóis freáticos, e que podem até chegar aos rios e lagos. Por este motivo, devemos descartar pilhas e baterias em locais apropriados onde o material coletado é destinado para a reciclagem e não nos lixos comuns. No primeiro mês da campanha, foram arrecadadas quase nove quilos (8,775 KG), de pilhas e baterias diversas, as quais serão destinadas ao descarte correto. O Diretor de Meio Ambiente, Miguel Cultrera, disse que está muito contente com a grande participação do público no programa. Segundo ele, "Fiquei impressionado com a aderência do programa por toda a cidade, as pessoas estão bastante conscientes do cuidado para com o meio ambiente, isso me deixa muito entusiasmado e estimulado para criar mais projetos assim. Agradeço a todos que participaram, e quem ainda não participou, não deixe de levar suas pilhas e baterias para os mais de dez postos instalados pela cidade." - Concluiu.